quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009




Os Perigos do Álcool

As bebidas alcoólicas podem ser vistas como drinques, mas tambêm podem ser definidas como drogas. Com efeito, o álccol é, de longe, a droga mais usada nos Estados Unidos. Um importante estudo propõe que o álcool é responsável por 85% do problema global do vício de drogas nos Estados Unidos. Além disso, existem indícios de que aproximadamente 13,5% do total da população irão satisfazer os critérios de diagnóstico relacionados com o vício ou dependência do álcool em algum momento de vida.
As consequências dessas estatísticas são extremamente graves para o indivíduo quanto para a sociedade. Certas formas de câncer, por exemplo, estão especificamente associadas ao intenso consumo de álcool, e 75% das mortes causadas pelo câncer de esôfago estão relacionadas com o uso do álcool. O câncer do figado também é uma freqüente complicação da destruição geral desse órgão causada pelo consumo excessivo do álcool. O intenso e prolongado consumo de álcool também pode causar danos ao pâncreas, estômago e intestino delgado, bem como a deterioração do funcionamento do cérebro. Com efeito, a lista detalhada de devastação causada ao corpo pelo consumo do álccool poderia continuar por muitas páginas, bem como o cálculo do custo do tratamento.
Os perigos do álcool não estão limitados a seus efeitos bioquímicos. Embora um progresso significativo tenha sido feito em anos recentes, a elevada correlação entre a bebida e os acidentes de automóvel é bastante conhecida; aproximadamente metade das mortes em acidentes automobilísticos ainda estão relacionadas com o álcool. Além disso, aproximadamente 30 mil pessoas são mortas a cada ano em decorrência de vários tipos de acidentes não automobilísticos. É importante observar que essas cifras de acidentes não se referem apenas a vítimas que estavam fortemente intoxicadas. A ingestão de qualquer quantidade de álcool aumenta dramaticamente a probabilidade de ocorrência de acidentes.
Mais uma vez, o que foi exposto é apenas um rápido vislumbre do inferno de punições que aguardam a pessoa que bebe muito. É importante, contudo, examinar mais de perto o que representa beber "muito" e as distições que foram estabelecidas entre a dependência do álcool e o verdadeiro comportamento de vício.
Extraído do Livro Dominando o Vício
-Deepak Chopra, M.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário