quinta-feira, 16 de abril de 2009

Guia Alimentação










BERINJELA

Combate a pressão alta e o envelhecimento celular,
ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e os
riscos cardiovasculares.
Diz a sabedoria popular que o consumo de berinjela (Solanun melongena), tanto ao natural quanto em sucos e extratos, faz maravilhas. Combate a pressão alta e o envelhecimento celular e ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e os riscos de doenças cardiovasculares.

Há cerca de dez anos, o professor Paulo Afonso Ribeiro Jorge realizou uma pesquisa com animais da Unicamp e constatou que o consumo diário de suco de berinjela reduziu em 20% as taxas de colesterol.

"Mas falta um estudo mais conclusivo, isso precisa ser testado em pessoas", diz.

O certo é que a berinjela é uma das hortaliças campeãs em fibras - reduzem a gordura circulante no sangue - e contém ainda vitaminas do complexo B e C, cálcio, sódio, potássio e niacina. "O alto conteúdo de potássio ajuda a equilibrar a ação do sódio na hipertensão", afirma Gláucia Pastore, professora de bioquímica de alimentos da Unicamp.

Existem várias espécies de berinjela, sendo mais comuns as compridas, roliças e de cor púrpura ou roxo escura. Ingrediente base da ratatouille(prato típico provençal), do mussacá e do baba-ghanuji, pode ser preparada recheada e assada, frita, empanada e cozida em cubos. Tem poucas calorias, apenar de proporcionar sensação de saciedade devido ao tipo de fibras que ela contém.


COMPOSIÇÃO


A berinjela destaca-se por conter muita água (92%) e fibras (1,4%). Trata-se de um alimento muito leve e que se for consumido com pouco óleo não engorda (umas 21 calorias por 100g).

No que diz respeito às vitaminas que contém, cabe destacar a presença das do grupo B e C. Quanto aos minerais, a berinjela também fornece ao organismo fósforo(20mg/100g), magnésio(10mg/100g) e sobretudo potássio. Cem gramas suprem 12% das necessidades diárias deste mineral.

A berinjela tem propriedades diuréticas e laxantes, assim como estimulantes do fígado e do pâncreas. é um tônico digestivo que favorece a descarga da bilis e aumenta a produção do suco pancreático. Dessa forma, é especialmente recomendada para prisão de ventre, cálculos renais, edemas, hipertensão arterial e problemas cardíacos relacionados, digestão pesada e discinesia biliar.

EFICAZ ANTICOLESTEROL

A polpa da berinjela lembra, por sua textura e consistência, uma esponja. Sua malha de fibras se une aos alimentos ricos em colesterol, dificultando a passagem destes através da parede intestinal. Claro que para fazer este "milagre" a berinjela não deve ser preparada com alimentos pesados, como a carne vermelha. Este efeito anticolesterol é devido à sua riqueza em fibras que, comparativamente, atua como uma escova, liberando a parede intestinal de dejetos acumulados e de difíl expulsão.

UTILIDADES COSMÉTICAS

Além dos benefícios terapêuticos no terreno gastronômico, a berinjela também pode ser útil na cosmética, pois com ela se pode preparar uma eficaz máscara nutritiva e um bom dentifrício.

NA COZINHA

A polpa suave da berinjela absorve muito bem os sabores, especialmente se cozinhada em fogo brando e em panelas grandes. Além do que, combina muito bem com azeite de oliva e azeitonas, com tomate, abóbora, o alho, o pimentão, a cebola e o queijo - daí o sucesso das lassanhas de berinjela.

Mas é importante ressaltar que está hotaliça deve ser utilizada em seu ponto ótimo de amadurecimento.

COMPRA E CONSERVAÇÃO

Na hora de comprá-las deve-se escolher as de amanho mediano, mas pesadas e de textura firme, com pele lisa e brilhante.

DICA

Para amenizar o amargor, deixe a berinjela de molho em água e sal por 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário